Especialidades de Iraíma Fadanelli – Quiropraxista na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Qualquer pessoa, de qualquer idade ou gênero, pode receber o tratamento quiroprático. De recém-nascidos a pacientes de idade avançada, a Quiropraxia abrange um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em diversas especialidades e grupos de pacientes. A Quiropraxia Rio, na Barra da Tijuca, oferece soluções que ajudam no tratamento de dores nas costas, alinhamento da coluna e outras condições neuro-músculo-esqueléticas.
Como todo método terapêutico, a Quiropraxia possui indicações e contraindicações, e caberá a um quiropraxista qualificado avaliar a condição do paciente a fim de mitigar quaisquer riscos durante o tratamento. Veja como a Quiropraxia pode beneficiar cada grupo de pacientes:
-
Quiropraxia Gestacional
Durante a gravidez, a mulher passa por mudanças físicas, hormonais e posturais. Conforme o bebê se desenvolve dentro do útero, a coluna sofre modificações estruturais a fim de preparar músculos e ligamentos para o momento do parto, e muitas vezes a tensão sobre estas regiões acaba gerando dor e desconforto.
A Quiropraxia auxilia a gestante a adaptar-se à estas mudanças, tratando a dor e fornecendo condições para que o corpo esteja em equilíbrio para a chegada do bebê. Os ajustes quiropráticos também contribuem para um melhor trabalho de parto, uma vez que auxiliam o feto a permanecer na posição correta para o nascimento.
-
Quiropraxia Pediátrica
As crianças se beneficiam da Quiropraxia antes mesmo de caminhar. O tipo de parto e o posicionamento do feto no útero podem ocasionar as primeiras tensões do bebê e, consequentemente, alterações na comunicação do sistema nervoso central com o resto do corpo. Sintomas como o refluxo e cólicas podem estar relacionados a estas tensões.
Já quando começam a caminhar, surgem as primeiras quedas que, mesmo assintomáticas, podem interferir no correto posicionamento das vértebras, causando, a longo prazo, prejuízos no desenvolvimento da criança. É durante a infância (fase de crescimento) que criamos a maioria dos nossos hábitos posturais e memória corporal, assim, a postura na escola, o peso das mochilas, além das práticas recreativas, também influenciarão diretamente na saúde da coluna quando adultos.
A Quiropraxia também contribui com o aumento do potencial imunológico da criança, melhor sono e digestão, redução das dores de cabeça e ouvido, e é considerada coadjuvante no tratamento de asma e escoliose. Componentes fundamentais para o sucesso do tratamento, as técnicas quiropráticas são modificadas e adequadas conforme a idade, tamanho, peso e maturidade espinhal dos pacientes.
-
Quiropraxia Geriátrica
A Quiropraxia auxilia os processos naturais do envelhecimento e promove o reequilíbrio postural, gerando uma melhor mobilidade, capacidade de sustentação do corpo e consequente melhora da função neurológica, prevenindo assim as quedas e o uso de medicamentos.
Dentre as principais queixas em idosos estão as dores neuro-músculo-esqueléticas, como a dor nas costas e articulações, ambas decorrentes da redução das funções e da flexibilidade nesta faixa etária.
-
Quiropraxia Desportiva
A Quiropraxia no âmbito desportivo tem como premissa:
– Minimizar os efeitos das sobrecargas ocasionadas pelo excesso de treino;
– Prevenir e corrigir a postura e padrões de movimento dos atletas;
– Identificar as áreas que precisam de maior suporte e estabilidade;
– Evitar as dores e, consequentemente, melhorar o rendimento do atleta, seja ele amador ou profissional.
Atletas que fazem Quiropraxia diminuem consideravelmente o tempo de recuperação de lesões, evitando interrupção nas atividades e, consequentemente, perda de performance. A correção da biomecânica da coluna provoca uma mudança positiva na função nervosa e na capacidade de autoregeneração tecidual.
-
Quiropraxia Corporativa
A Quiropraxia Corporativa é uma especialidade desenvolvida para as diversas atividades no âmbito ocupacional, dando ênfase às relações ergonômicas e seus impactos sobre o a saúde.
As lesões músculo-esqueléticas afetam milhares de trabalhadores e geram um custo elevado às entidades patronais. A dor nas costas, por exemplo, é considerada uma das principais queixas no ambiente de trabalho. Funcionários que necessitam carregar muito peso, ou até mesmo aqueles que passam horas em frente ao computador em postura inadequada, possuem esse tipo de sintoma. Esta condição aumenta o índice de presenteísmo (problema relacionado ao desânimo e excesso de tensão no trabalho) e afeta a produtividade das empresas.
As sessões de Quiropraxia contribuem para a redução do absenteísmo e sinistralidade, promovendo a prevenção de lesões e a melhoria da qualidade de vida dos funcionários.
Veja abaixo, alguns dos benefícios da quiropraxia no âmbito corporativo:– Promove o aumento da produtividade e bem-estar dos funcionários;
– Contribui para evitar os riscos ergonômicos no ambiente ocupacional;
– Reduz o índice de absenteísmo;
– Previne e trata lesões, sejam elas por esforço repetido (LER), doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho (DORT) ou qualquer outra condição relacionada ao sistema neuro-muculo-esquelético. (Saiba mais).
– Diminui o afastamento dos funcionários por motivos de saúde.