Benefícios da Quiropraxia durante a Gestação
Postado em 15 de Janeiro de 2018 por Iraíma Fadanelli.
Tags: Quiropraxia, gestantes, gravidez, saúde.
Inúmeras vezes ouvimos que quando o bebê não está em posição cefálica (cabeça para baixo), as chances de acontecer um parto natural são praticamente nulas. Para uma mulher que sempre sonhou em realizar esse tipo de parto, isso pode ser frustrante. O que nem todas sabem é que isso pode ser revertido, e que uma das formas de auxiliar o bebê a ter uma posição correta para o parto é através do correto alinhamento do quadril e da coluna da gestante.
Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de alterações biomecânicas e endocrinológicas para preparar o desenvolvimento do bebê. Quando o abdômen começa a crescer, verificam-se significativas alterações pélvicas e posturais. O desalinhamento da pelve reduz a quantidade de espaço disponível para feto e dificulta a chegada da posição correta para o nascimento.
Ainda sob o ponto de vista biomecânico, verificam-se o deslocamento do centro de gravidade, devido ao aumento do abdome e das mamas, e alterações posturais, como a redução do arco plantar, hiperextensão dos joelhos e anteversão pélvica. Essas alterações geram acentuação na lordose lombar e consequente tensão da musculatura paravertebral. A compressão dos grandes vasos pelo útero gravídico causa diminuição do fluxo sanguíneo medular e pode causar lombalgia, especialmente no último semestre gestacional. Observa-se ainda frouxidão ligamentar por secreção de relaxina pelo corpo lúteo, o que torna as articulações da coluna lombar e do quadril menos estáveis e, portanto, mais susceptíveis ao estresse e à dor 1,2.
Segundo a American Pregnancy Association, através dos cuidados quiropráticos é possível estabelecer o alinhamento e equilíbrio pélvico necessários para que o feto possua maior chance de mudar de posição dentro do útero, resultando num trabalho de parto mais seguro tanto para a mãe quanto para o bebê4. A Quiropraxia também auxilia as gestantes no alinhamento articular, proporcionando maior estabilidade e equilíbrio para a realização dos movimentos, restaurando a função normal das articulações, evitando ou reduzindo as dores e mantendo o sistema nervoso livre de interferências, otimizando assim o potencial de adaptação do corpo3,4.
Referências:
1 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-70942017000300266&script=sci_arttext&tlng=pt
2 Katonis P, Kampouroglou A, Aggelopoulos A, et al. Pregnancy-related low back pain. Hippokratia. 2011;15:205-10.
3 http://americanpregnancy.org/es/pregnancy-health/chiropractic-care-during-pregnancy/
4 http://pathwaystofamilywellness.org/Chiropractic/can-chiropractors-turn-breech-babies.html